Resiliência!
Todos nós dispomos de uma capacidade que lançamos mão ao enfrentar uma situação na qual somos desafiados, onde normalmente nossas emoções são mobilizadas a responder um evento externo permeado por condições estressoras, por exemplo, a descoberta e o enfrentamento de uma doença grave, a perda de um ente querido, uma demissão entre outros. A forma como iremos estar, após experenciar essas situações está relacionada à nossa capacidade de resiliência.
Mas afinal qual a origem da palavra resiliência? O termo é oriundo da física e era utilizado para definir a capacidade dos materiais de resistirem a choques e pressões sem alterar suas qualidades, foi então utilizado para descrever a resiliência humana e suas peculiaridades.
O momento em que vivemos, o qual, segundo estudiosos de diferentes áreas do conhecimento se referem como “tempo de transição” dado as mudanças, rupturas e disrupções em curso, falar de resiliência e a importância da sua melhor compreensão contribuem para que consigamos atravessar tempos desafiadores pedindo que sejamos mais resilientes, ou seja, que consigamos desenvolver e fortalecer a nossa capacidade de superação das dificuldades, dos desafios e mudanças que a vida nos apresenta (muitas vezes sem nos avisar previamente), dando a volta por cima diante desses percalços, dos quais sairemos mais fortalecidos e melhores, precisamos perseverar, tendo a consciência de que sempre precisaremos uns dos outros e que em algum momento de nossas vidas.
Para Psicologia Positiva, resiliência é um tema extremamente relevante uma vez que é considera a “chave” para aptidão psicológica. Traduzindo, aptidão é uma disposição (algo seu, faz parte de você) podendo ser inata ou que você apreende, desenvolve ao longo de suas experiências de vida; assim quanto mais desenvolvermos nossa capacidade resiliente mais elevará nosso nível de inteligência emocional nos tornando a cada dia mais forte psicologicamente. Essa já é considerada uma habilidade interpessoal muito valorizada nos processos de recrutamento e seleção em todo mundo.
Assim, trazer a pauta resiliência, tem o objetivo de gerar reflexão sobre esse tema tão importante, onde sua discussão e compreensão trazem grande contribuição para todos os segmentos da nossa sociedade, podemos tratar de resiliência em ambiente, escolar, corporativo, repartição pública com a certeza que trarão resultados transformadores a todos.
Carpe Diem!
Colha o seu dia e a sua semana!
Colha o seu dia e a sua semana!
Francisco Gambiragi
PSICÓLOGO