× cardápios segmentos cupons de desconto galeria conteúdo quem somos fale conosco
Baixe nosso aplicativo:
Quem somos Fale conosco

A sua lista telefônica

Gratidão!
Como você direciona sua análise e pensamento em relação aos fatos do seu dia-a-dia, muitas vezes marcados por imprevistos e mudanças que estavam fora daquilo que você havia planejado? Pois bem, está comprovado que pessoas que cultivam o hábito de agradecer todo o aprendizado que a vida lhes impõe, desfrutam de níveis mais elevados de satisfação e bem estar, isso se chama gratidão.

O exercício diário da gratidão é uma opção na qual desenvolvemos uma percepção mais ampla das ocorrências que fazem parte da nossa rotina e vai muito além de simplesmente sairmos distribuindo “muito obrigado” e outros comportamentos que culturalmente revelam demonstrações de gratidão. A gratidão em questão parte de uma percepção mais apurada de si mesmo, como ser consciente do lugar que ocupa no mundo e de tudo aquilo que de mais valioso desfruta e sem os quais não ascenderia as conquistas materiais. A saúde, família, lar, filhos, pais, são basilares, no entanto, as pequenas e importantes conquistas do cotidiano, aquelas que ao findar de cada dia avaliamos, não apenas o realizado no plano concreto, mas como você reagiu emocionalmente, que sentimento manifestou durante um dia com tantas experiências, no contato com tantas pessoas, muitas vezes em locais tão diferentes.

Para a neurociência a felicidade está diretamente relacionada com a gratidão, ou seja, quando a pessoa se sente grata e externa essa gratidão, através do diálogo intimo, ela ativa o chamado sistema de recompensa do cérebro, responsável pela sensação de bem estar, assim o cérebro entende que algo positivo está acontecendo e libera dopamina, o neurotransmissor que gera a sensação de prazer; a Psicologia Positiva utiliza esse mecanismo como instrumento para intervenções clínicas que visa resgatar e fortalecer as emoções positivas, elevando os níveis de autoestima que consequentemente fortalecem o sistema imunológico.

Como vimos, vale muito a pena adotar uma nova postura diante da vida, valorizando quem somos e aquilo que conquistamos, isso não significa que apenas professando desejos de gratidão serão suficientes para realizar nossos sonhos e projetos, mas com toda certeza a realização das atividades na nossa rotina se tornarão mais claras e prazerosos a partir dessa tomada de consciência, nos tornando emocionalmente mais fortes e resilientes!

Carpe Diem!
Colha o seu dia e a sua semana!

Francisco Gambiragi
PSICÓLOGO