× cardápios segmentos cupons de desconto galeria conteúdo quem somos fale conosco
Baixe nosso aplicativo:
Quem somos Fale conosco

A sua lista telefônica

Separação
Separação nem sempre significa que o amor acabou, pelo menos para uma das partes envolvidas. Relacionamentos que terminam com um dos envolvidos ainda apaixonado pelo outro, são muitos frequentes.

Indiferente ao motivo, o fato é que uma separação sempre tende a trazer consigo momentos difíceis. Superar o processo de ruptura geralmente é complicado, e faz com que algumas pessoas sofram bastante.

Você se identificou? Se sua resposta foi sim, com certeza, os teus dias não devem estar sendo muito fáceis, enfrentar a quebra de um relacionamento, é muito doloroso, movimenta lembranças, sentimentos e nossas fraquezas, e muita, mas muita culpa.

Mas no meio disso tudo, preciso te dizer, que a superação é possível, e para te ajudar vou listar algumas dicas, que possam te ajudar a superar, esta separação.

DICAS
1. Sem vingança
Não busque vingança, querer fazer o outro sentir a tua dor, não vai te ajudar em nada, bem pelo contrário, vai fazer você se sentir muito pior, e não vai ajudar na superação da tua dor.

2. Não brigue
Tenha calma, não é uma situação fácil, mas é possível. Todas as lembranças, e tudo que já viveram, não sobreviverá a uma separação marcada por gritos, ofensas, perseguições e ameaças. A decisão de manter a calma, de não alimentar brigas, no final das contas é uma forma de cuidar da sua autoestima. Uma vez que terminado todo o processo de separação e você conseguir superar toda a dor, você vai olhar para trás e sentir admiração por você e pela sua postura. Deixar o outro ir, quando ele não quer mais permanecer é sinal de amor próprio.

3. Tempo
Apesar de toda a pressão social para que você esteja feliz, e para que supere logo o fim do relacionamento, é importante se permitir viver este período de perda, sem este período, vai ser muito difícil avançar e de aprender algo com este término.

4. Medo de ficar só
Pode ser que você tema ficar sozinho, mais do que a perda do relacionamento em si. Encare esta nova fase, como um reencontro com sua essência. As vezes no meio do caminho, esquecemos quem realmente somos, e talvez este momento, venha ao encontro de coisas que você nem lembrava que gostava ou que fazia, talvez este seja o momento de se redescobrir.

5. Distância física
Não é aconselhável deixar para trás coisas que podem ser um pretexto para voltar, e mostrar que a separação não ocorreu por completo, e que contribui para o sofrimento. É importante que cada um leve o que é seu, essa atitude simbólica é muito poderosa e pode te ajudar muito neste processo de perda, a você encarar a realidade de que sim, o relacionamento acabou.

6. Procure ajuda
Nem todos relacionamentos são equilibrados, como deveriam. A relação pode ter gerado uma dependência, algo que não é saudável. Casos assim, é importante reconhecer esta dependência e romper o ciclo, muitas vezes sem a ajuda de um profissional é impossível. A psicoterapia pode te ajudar a entender o que nutriu esta relação de dependência e encontrar formas para evitar que outra situação semelhante se repita.

Talice Fernanda Ghion
PSICÓLOGA
CRP 07/25049