O que fazer? Entenda as dificuldades de aprendizagem
Para os alunos que apresentam dificuldades podem ser desenvolvidas estratégias que facilitem?
a aprendizagem nas áreas: atenção e concentração, auto estima, motivação e linguagem.
As dificuldades de aprendizagem dos alunos incluem-se nas grandes preocupações dos pais, professores e educadores em geral. Tais dificuldades podem referir-se ao comportamento e/ou ao rendimento do aluno no processo de aprendizagem.
Os problemas de aprendizagem vão além da simples dificuldade na escola, uma vez que todas as modificações da conduta constitui-se num processo de aprendizagem, o que explica que alguns alunos encontrem também dificuldades fora da escola.
Conviver ?com uma diversidade de alunos e suas dificuldades relativas a aprendizagem, faz com que nós, educadores, sejamos eternos aprendizes em busca de ?alternativas que facilite a aprendizagem de nossos alunos, auxiliando-os em suas atividades de aprendizagem, ?que hoje ele ainda não sabe fazer sozinho mas que amanha será capaz. ?Assim fazemos com que o ato de aprender seja acessível, independente das características cognitivas e pessoais.
Para os alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem podem ser desenvolvidas estratégias que facilitem a aprendizagem nas áreas: atenção e concentração, auto estima, motivação e linguagem.
“O saber se constrói fazendo próprio o conhecimento do outro, e a operação de fazer ?próprio o conhecimento do outro só se pode fazer jogando.” (FERNÁNDEZ, 1991, p. 165)?
Através do jogo é possível, ao mesmo tempo despertar o interesse do aluno e favorecer que construa conhecimentos. As atividades lúdicas podem desenvolver a criatividade e favorecer que o aluno estabeleça vínculos positivos com o ambiente e os conteúdos escolares. É possível desenvolver jogos que envolvam conhecimentos de diversas áreas.
Precisamos ?oferecer ?a todos a chance de a-prender. É necessário ?que estejamos atentos ao rendimento dos alunos, pois o quanto antes as dificuldades forem percebidas e resolvidas, e quando necessário, encaminhados a profissionais especializados, mais possibilidades o aluno tem de vencê-las e assim tornar-se independente. ??