Como montar um plano de negócios eficiente
Instrumento fundamental para o planejamento de uma empresa, o plano de negócio está para o empreendedor assim como o mapa de viagem está para o viajante.
Elaborar um plano eficiente pode ser determinante para o seu sucesso, pois lhe ajudará a ter uma visão 360º da sua empresa, seu ramo de atuação, praça, fornecedores, concorrentes, pontos fortes e fracos, além de apontar questões contábeis e jurídicas que devem ser consideradas na abertura e continuidade do seu negócio.
Elabore seu próprio plano
Nada melhor do que levantar informações sobre o seu próprio ramo de atuação, e pesquisar pessoalmente as informações necessárias para a abertura da sua empresa. Tenha em mente que nessa viagem você é o comandante, e quanto mais coordenadas você tiver a respeito dessa grande jornada que é empreender, maiores serão as suas chances de alcançar o êxito. Lembre-se também que a sua empresa começa nos seus sonhos e no seu coração, por isso, ninguém melhor do que você para transmitir essas intenções para o papel e transformá-las num planejamento palpável e eficiente.
Pesquise e observe outros empreendedores
A principal matéria prima de um bom plano de negócio é a informação, por isso, pesquise, se informe, procure obter informações em sites confiáveis, jornais, revistas e principalmente: converse com outros empresários do mesmo ramo que você. Existem informações importantes a respeito da sua área de atuação, que podem não estar disponíveis nos canais convencionais de comunicação, mas só chegam a você através da percepção e da experiência de quem põe a mão na massa, por isso, mantenha-se conectado com os seus iguais.
Seja flexível
Dizemos que o plano de negócios é escrito com lápis e borracha, pois é sempre passível de alterações, portanto, tenha metas claras em mente, mas seja flexível ao trabalhar para alcançá-las. Uma mudança importante no mercado, na concorrência ou até mesmo nos seus fornecedores, pode exigir importantes alterações no seu plano, e nessas horas, ter jogo de cintura é fundamental para não perder boas oportunidades.
Alguns pontos que devem estar presentes no seu plano
- O que é o seu negócio - Missão, visão e valores
- Dados dos empreendedores, experiência profissional e contribuições para a empresa
- Quais são seus principais produtos e/ ou serviços
- Quem são os seus clientes - perfil do público-alvo
- Localização da empresa e funcionamento logístico
- Montante de capital a ser investido e tempo estimado para esse montante retornar
- Faturamento mensal pretendido
- Estudo dos custos fixos, variáveis e do capital de giro
- Forma jurídica/ Enquadramento tributário/ Capital social/Fonte de recursos.
- Estudo da concorrência
- Análise dos fornecedores
- Precificação
- Mão de obra
- Análise SWOT do empreendimento (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças)
- Planejamento de Marketing
- Estabelecimento de metas de curto, médio e longo prazo
Seguindo essas dicas, você poderá montar um plano de negócios eficiente, que norteará as suas ações e possibilitará a você administrar a sua empresa de maneira muito mais coerente e organizada.
Acesse o site da MSC e saiba mais:
Elaborar um plano eficiente pode ser determinante para o seu sucesso, pois lhe ajudará a ter uma visão 360º da sua empresa, seu ramo de atuação, praça, fornecedores, concorrentes, pontos fortes e fracos, além de apontar questões contábeis e jurídicas que devem ser consideradas na abertura e continuidade do seu negócio.
Elabore seu próprio plano
Nada melhor do que levantar informações sobre o seu próprio ramo de atuação, e pesquisar pessoalmente as informações necessárias para a abertura da sua empresa. Tenha em mente que nessa viagem você é o comandante, e quanto mais coordenadas você tiver a respeito dessa grande jornada que é empreender, maiores serão as suas chances de alcançar o êxito. Lembre-se também que a sua empresa começa nos seus sonhos e no seu coração, por isso, ninguém melhor do que você para transmitir essas intenções para o papel e transformá-las num planejamento palpável e eficiente.
Pesquise e observe outros empreendedores
A principal matéria prima de um bom plano de negócio é a informação, por isso, pesquise, se informe, procure obter informações em sites confiáveis, jornais, revistas e principalmente: converse com outros empresários do mesmo ramo que você. Existem informações importantes a respeito da sua área de atuação, que podem não estar disponíveis nos canais convencionais de comunicação, mas só chegam a você através da percepção e da experiência de quem põe a mão na massa, por isso, mantenha-se conectado com os seus iguais.
Seja flexível
Dizemos que o plano de negócios é escrito com lápis e borracha, pois é sempre passível de alterações, portanto, tenha metas claras em mente, mas seja flexível ao trabalhar para alcançá-las. Uma mudança importante no mercado, na concorrência ou até mesmo nos seus fornecedores, pode exigir importantes alterações no seu plano, e nessas horas, ter jogo de cintura é fundamental para não perder boas oportunidades.
Alguns pontos que devem estar presentes no seu plano
- O que é o seu negócio - Missão, visão e valores
- Dados dos empreendedores, experiência profissional e contribuições para a empresa
- Quais são seus principais produtos e/ ou serviços
- Quem são os seus clientes - perfil do público-alvo
- Localização da empresa e funcionamento logístico
- Montante de capital a ser investido e tempo estimado para esse montante retornar
- Faturamento mensal pretendido
- Estudo dos custos fixos, variáveis e do capital de giro
- Forma jurídica/ Enquadramento tributário/ Capital social/Fonte de recursos.
- Estudo da concorrência
- Análise dos fornecedores
- Precificação
- Mão de obra
- Análise SWOT do empreendimento (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças)
- Planejamento de Marketing
- Estabelecimento de metas de curto, médio e longo prazo
Seguindo essas dicas, você poderá montar um plano de negócios eficiente, que norteará as suas ações e possibilitará a você administrar a sua empresa de maneira muito mais coerente e organizada.
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www.mscsolucoescontabeis.com.br