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Principais erros na precificação de produtos e serviços
Tão importante quanto administrar bem a sua empresa, é saber afixar preços justos e competitivos em seus produtos e serviços. Apesar de crucial, esse tema é um tanto complexo, e mesmo empreendedores de longa data às vezes derrapam ao lidar com essas questões.

Pensando em ajudar você nesse assunto, preparamos este artigo com os principais erros cometidos na precificação. Será que você está praticando algum deles? Confira agora:

Vender por um preço menor que seus custos
Todo produto ou serviço tem um valor de produção, por isso é essencial calcular o preço da matéria prima, aluguel do espaço, valor da mão de obra envolvida no processo, os custos de transporte do produto em questão e também calcular o tempo demandado para prestar o serviço ou atender seu cliente. É muito importante considerar os custos intelectuais e materiais de produção do seu produto ou serviço, e tomar cuidado para não cobrar pela sua criação, menos do que ela realmente vale. Respeite o seu negócio e esteja atento.


Precificar considerando apenas seus custos
É essencial saber quanto você gasta para prestar seu serviço ou vender seu produto, eu diria que esse é o pontapé inicial. Depois disso,porém, é essencial levar em consideração alguns outros fatores, como por exemplo os valores praticados pela concorrência, a percepção de caro ou barato do seu perfil de consumidor, assim como estar atento às dinâmicas que ocorrem no seu mercado específico. Datas comemorativas? Pode-se trabalhar com descontos. Um concorrente baixou muito os preços? Podemos baixar também, por um curto período de tempo, para nos tornarmos mais competitivos. Um empresário deve ter uma visão 360º não apenas de sua empresa, mas também do mercado de consumo como um todo.


Copiar os preços da concorrência
Mais uma vez, é preciso ter equilíbrio. Se ao realizar uma pesquisa de mercado, você constatar que a concorrência está cobrando pelo produto ou serviço muito menos do que ele vale, e decidir copiar essa estratégia, mesmo sabendo que os valores recebidos não poderão cobrir seus custos de produção, sinal de alerta! Com essa abordagem você pode ter grandes prejuízos. Por isso, é essencial conhecer seus custos de produção, e também o valor agregado do seu produto e a visão que seu consumidor tem dele, os clientes muitas vezes preferem adquirir um produto ou serviço de melhor qualidade, mesmo por um valor mais elevado. Portanto, lembre-se que copiar a concorrência a qualquer custo nem sempre é o melhor caminho.


Não atualizar seus preços
A inflação, a alteração do custos de matéria prima e dos processos de produção, o reajuste do salário mínimo, mudanças de governo, alterações no mercado de atuação, tudo isso afeta o preço dos produtos e serviços em circulação no país. Portanto, é essencial rever com frequência os preços cobrados, isso evita que você aplique valores defasados e fique no prejuízo.

Gostou das nossas dicas? Se precisar de auxílio na precificação de seus produtos e serviços, pode contar com a MSC, nossos contadores especializados estão prontos para entender e atender as necessidades da sua empresa.

Acesse o site da MSC e saiba mais: www.mscsolucoescontabeis.com.br